top of page

AIRSOFT



O QUE É O AIRSOFT?


Airsoft é um jogo desportivo onde os jogadores participam de simulações de operações policiais, militares ou de mero entretenimento junto a armas de pressão que atiram projéteis plásticos de 6mm, não letais, utilizando-se frequentemente de tácticas militares.

É praticado em ambientes fechados ou ao ar livre, e em áreas de grande extensão.





COMO SURGIU O AIRSOFT


Surgido no Japão na década de 1970, o airsoft é atualmente um esporte com popularidade gradativa em todo o mundo.

No seu país de origem, ele é julgado uma espécie de esporte nacional. É corriqueiro a ascensão de eventos voltados para o airsoft em diversas partes do mundo.




HONRA E HONESTIDADE NO AIRSOFT


A honra e a honestidade são os principais pilares do airsoft, sem elas o esporte não sobrevive.

Ao aceitar participar e se aventurar, você aceita a honra e a honestidade como preceitos do esporte, assumindo a obrigação e o dever de ficar fora de combate caso venha a ser atingido. Caso alvejado, é instintivo se distanciar do fogo cruzado para procurar abrigo e aguardar ajuda. A partir desse acontecimento, você está fora do combate. Vale destacar que, embora as armas de pressão representarem réplicas de armas de fogo verdadeiras, seus mecanismos internos em nada se assemelham ao de uma arma real, tornando-se impossível transformar armas de airsoft em armas que fazem uso de munição com pólvora.




ARMAS UTILIZADAS NO AIRSOFT


As armas podem ser de metal, plástico (ABS) e/ou fibra de nylon. De acordo juntamente a uma regra do Exército Brasileiro, o calibre das armas Airsoft são limitados a 6 mm.


A propulsão da arma pode acontecer através de molas (springs), mecanismos elétricos (AEG) ou gás comprimido (GBB) incluindo gás propano ou green gás, que é propano adicionado com óleo lubrificante, cápsulas de CO2 ou ar comprimido, algumas armas podem funcionar a HPA (High Pressure Air) conforme algumas armas de Paintball.





MUNIÇÕES USADAS NO AIRSOFT


As BBs são bolinhas de 6mm feitas de plástico (PVC). Eles vêm em difer


entes pesos, marcas, qualidade e até mesmo opções biodegradáveis. por fim são feitas de plástico de alta qualidade.




POTÊNCIA DE UMA ARMA DE AIRSOFT


Potência de uma Arma de Airsoft pode variar entre 300fps-55

0fps, dependendo da arma e do fabricante. Todos as armas estão legalmente sujeitas a exigência de “ponta laranja”ns parte frental, para que possa distingui-los das armas de fogo.



PONTA VERMELHA OU LARANJA NA SUA ARMA DE AIRSOFT


Outro tópico importante é que no Brasil o airsoft é regulamentado pela portaria 002-Colog de 26/02/2010, que exige que todas as armas destinadas ao esporte apresentem em na extremidade do cano uma marcação laranja ou vermelho vivo. Esta é uma incumbência legal que deveser seguida à risca por seus praticantes, por isso seja consciente, obedeça a lei e ajude a exercer o airsoft de forma responsável e lícita.



SEGURANÇA NO AIRSOFT

Um aspecto importantíssimo para você que já pratica o esporte ou pensa em iniciar agora é a segurança.

Equipamentos de Proteção Individual – EPIs são necessários e obrigatórios ao participante diretamente envolvido na partida.

Capacetes, máscaras de proteção ou óculos de vedação são de suma importância para garantir a proteção do jogador e acidentes indesejados, uma vez que uma bbs podem ferir os olhos de alguém, por exemplo.

Joelheiras, cotoveleiras, luvas, coturnos e coletes de proteção igualmente são importantes, embora não sejam imprescindíveis para a proteção no combate.

O interessante mesmo é permanecer confortável e devidamente protegido, de maneira a ter a mobilidade e a destreza necessárias para conseguir os melhores resultados possíveis durante a partida.

E aí, você está preparado para o combate?














21 visualizações0 comentário
bottom of page